Hipermídia - Surgimento e Evolução

A Hipermídia é um termo criado pelo sociólogo, filósofo e pioneiro de sistemas de informação estadunidense Ted Nelson em 1960. Utilizada como uma extensão do termo hiperlink, a hipermídia promoveu a fusão dos vários tipos de mídia - como o áudio, vídeo, texto e gráficos – para criar um meio de comunicação único, de leitura não-linear, características próprias e gramática peculiar.

Apesar de o termo ter sido criado nos anos 1960, a idéia de hipermídia já vinha sendo proposta desde meados de 1945, com o artigo As We May Think de Vannevar Bush. Em seu trabalho, Bush propôs a criação de uma máquina chamada Memex, capaz de armazenar várias informações em sua memória. Com essa máquina, segundo Bush, os conhecimentos poderiam ser somados e guardados em um único lugar, além de poderem ser acessados rapidamente quando fosse necessário. Na época a idéia soou como futurista e utópica. A máquina não saiu do papel, mas foi a precursora da idéia de hipertexto.

First_Mouse.gif

A partir da idéia de Vannevar Bush, Ted Nelson começou a trabalhar no que posteriormente viria a ser o Projeto Xanadu. A idéia principal do projeto era que o leitor poderia seguir uma não-linearidade de leitura do documento eletrônico. Tal idéia anunciava o que viria a ser chamado de Hipertexto – sistema de informações cujos documentos possuem referências internas para outros documentos.

Enquanto Ted Nelson procurava amadurecer o conceito de hipertexto, na década de 1960 o inventor estadunidense Douglas Engelbart desenvolveu e apresentou o primeiro sistema computacional colaborativo, chamado de NLS (o oNLine System). O NLS foi o primeiro sistema a empregar o uso prático do hipertexto: links, o mouse (inventado pelo próprio Engelbart em associação a Bill English), GUI e informações organizadas por relevância fizeram parte do sistema. Suas demonstrações ficaram conhecidas como The mother of all Demos, ou A mãe de todas as demonstrações.

Apesar do seu sucesso, o NLS começou a entrar em desuso em meados de 1969. O principal motivo eram as dificuldades de aprendizado e desenvolvimento do sistema – eram utilizados métodos de programação pesada que muitas vezes os usuários sentiam-se forçados a aprenderem códigos que não serviam para nada realmente útil. Com a chegada da ARPANET, que também empregava o hipertexto, muitos pesquisadores que trabalharam no NLS abandonaram o projeto e seguiram para a Xerox-PARC.

Em 1981, a Xerox desenvolveu a estação de trabalho Star, primeira comercial a utilizar tecnologias que hoje fazem parte dos computadores pessoais. Janelas com interface gráfica, ícones, pastas, mouse, servidor de arquivos e impressoras e e-mail faziam parte do sistema. O conceito de Hipermídia começava a amadurecer com a utilização de widgets e tornava-se cada vez mais uma extensão do hipertexto.

Em 1979, Steve Jobs realizou uma visita aos laboratórios de desenvolvimento da Xerox e soube do desenvolvimento de uma tecnologia de interface gráfica. Pela visita Jobs ofereceu ações da Apple e retomou o desenvolvimento do Lisa e do Macintosh. Em 1984 Steve Jobs e a Apple apresentaram o Macintosh 128k, a primeira máquina construída totalmente em torno de interface gráfica – mais do que nunca a hipermídia estava presente na informática. Suas bases estavam solidificadas e prontas para serem desenvolvidas.

A 1987, a Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia. Tratava-se do Hypercard, aplicação que combinava banco de dados com interface gráfica, flexibilidade e interação do usuário com o programa por meio de modificações. Oficialmente lançado com o System Software 6, o Hypercard incorporava também o Hypertalk, uma linguagem poderosa e de fácil aprendizagem que permitia a manipulação de dados e de interfaces.

Com a possibilidade de interação entre usuário e sistema, o Hypercard foi um sucesso. A hipermídia alcançara um nível de amadurecimento que resultaria na criação da WWW (World Wide Web). Idealizada por Tim Berners-Lee ainda em 1980, inicialmente a WWW tinha como objetivo facilitar o compartilhamento de documentos entre seus colegas. Contudo, Tim logo descreveu um sistema de informações mais elaborado e propôs formalmente a WWW no final de 1990. No NeXTcube que utilizava como servidor web, Tim desenvolveu o primeiro navegador, o WorldWideWeb em 1990. No final daquele ano já tinha todas as ferramentas necessárias para o funcionamento do sistema: o servidor, o navegador e as primeiras páginas web, que buscavam descrever e explicar o projeto. Diferente do Hypercard, a WWW não era um software proprietário, o que tornou possível a criação de extensões e diversos sistemas sem que houvesse a preocupação com direitos autorais. Em 1993 a WWW passou a ser livre para todos e houve uma grande virada a seu favor, principalmente com a introdução do navegador gráfico Mosaic desenvolvido por universitários.

O conceito de Hipermídia expandiu-se após a criação da WWW e Berners-Lee realizou o sonho que Ted Nelson teve com o Projeto Xanadu – interligar documentos textuais e visuais em sistemas informacionais. Utilizada hoje em instituições educacionais, a hipermídia auxilia cada vez mais a construção de sociedades capazes de pensar em conjunto e de maneira compartilhada. As informações lineares e seqüenciadas sedem cada vez mais espaço aos sistemas hipermídia: um conjunto enorme de arquivos interconectados em uma rede. Muitos dizem que as relações sociais e de aprendizado nunca mais serão as mesmas – o antigo sistema de ensino em que o professor transmite o conhecimento e o aluno o recebe passivamente está próximo do fim. Graças à hipermídia e a informática, surgiram novas formas de adquirir conhecimento e de administrar informações por vários caminhos distintos e não-seqüenciais.

Surgida com Vannevar Bush, a idéia de hipermídia passou de futurística e improvável para algo que está mais presente do que nunca na nossa sociedade. Apesar de extremamente madura, não pára de crescer. O conceito de Web 2.0 que permite a interação total do usuário com os diversos tipos de informação está representado cada vez mais pelas redes sociais de relacionamento, nas quais os usuários trocam mensagens, links, vídeos e músicas simultaneamente todos os dias. Em paralelo, a TV Digital que acaba de chegar ao Brasil, transforma cada vez mais a televisão em um veículo de hipermídia, desagregando a idéia de veículo de multimídia que faz parte desse sistema desde sua criação.

Vídeos Relacionados

Primeiro vídeo comercial do Macintosh 128k

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License